O que é SEO?
SEO significa Search Engine Optimization, o que, em português, corresponde à otimização para os motores de pesquisa. No entanto, SEO é muito mais que isso: é uma estratégia que abrange um conjunto de técnicas on-page e off-page, com o objetivo de otimizar a sua visibilidade, organicamente, nos motores de pesquisa.
Qualquer empresa ambiciona aparecer nas primeiras páginas da pesquisa orgânica do Google, tornando o SEO uma das mais importantes estratégias de marketing digital.
Através dos mecanismos de SEO é possível otimizar o site para que este domine a concorrência e se posicione na primeira página de resultados do Google, chamando assim a atenção dos usuários com o conteúdo mais relevante para as suas pesquisas.
Para fazer o uso correto dessas técnicas é preciso pensar no que o público-alvo quer ver e como vai realizar as suas pesquisas. Este é o ponto de partida para que, ao selecionar todos os termos específicos, possíveis de aparecer nas pesquisas dos seus clientes, consiga ampliar a visibilidade da sua empresa e, consequentemente, gerar mais tráfego no seu website, aumentar as conversões e entre outros KPIs relevantes.
Também é importante monitorizar todo este processo, incluindo estar a par das atualizações do algoritmo do Google.
Diferença entre SEO e SEM
Quando estudamos sobre SEO, deparamo-nos com uma outra sigla, muito semelhante: SEM. O Search Engine Marketing engloba todas as técnicas de marketing relacionadas com motores de pesquisa, incluindo links patrocinados, como o Google ADS. A grande diferença entre eles é que, enquanto o SEO se foca no alcance do usuário de forma orgânica, ou seja, de forma gratuita, o SEM é pago.
Quais são os fatores de SEO a ter em consideração?
- Comportamento do Consumidor – é necessário que se defina o público-alvo para que se consiga entender o seu comportamento no digital, perceber quais as estratégias que podem ser implementadas para alcançar esse mesmo público e valorizar a sua experiência enquanto usuário.
- Relevância e pertinência do conteúdo – aqui entram os fatores on-page que se relacionam com a qualidade do conteúdo da página de forma que se consiga posicioná-los da melhor forma.
- Autoridade da página – quanto mais popular for a sua página mais será valorizada e pesquisada.
Quais os termos específicos de SEO mais utilizados?
Primeiramente, é importante formar uma lista com os termos mais recorrentes em cada etapa do funil de vendas, podendo recorrer, por exemplo, ao Google Keyword Planner ou Google Search Console, para hierarquizar as keywords com melhor potencial para o posicionamento do seu webiste.
Para melhorar o SEO da sua página, deve inserir as keywords estrategicamente de forma a existir uma maior probabilidade de aparecerem nas pesquisas dos usuários. Assim sendo, é recomendado que estas palavras apareçam nas meta descriptions (descrição da página, que aparece no Google); no URL; no SEO title (título da página que irá aparecer nas pesquisas) e no title tag (títulos internos da página).
Além disto, para um melhor SEO on-page, é fundamental que se calcule a densidade de cada keyword, para entender a relevância de cada conteúdo e aumentar a probabilidade de aparecer nos primeiros resultados do Google.
Para concluir, já se perguntou porque a sua página não aparece em primeiro lugar nas pesquisas do Google?
Então reflita sobre estas questões:
- O conteúdo que apresenta fornece valor para o usuário, comparando com outras páginas nos resultados de pesquisa?
- Oferece realmente o que é de interesse para quem visita a sua página, ou apenas tenta fazer aquilo que poderá ser melhor no volume de pesquisas do Google?
Ofereça valor e excelência aos seus usuários, não esquecendo de se enquadrar de acordo com métricas reais, e assim irá ver a sua marca a subir no seu posicionamento!