O que é o Branding?
Atualmente vivemos num ambiente de consumo cada vez mais competitivo, o que força as empresas a pensarem meticulosamente em cada passo. E é aqui que entra o conceito de branding, um conjunto de ações que permite gerir as estratégias de marca de uma determinada empresa. Essa gestão implica um planeamento a longo prazo e a criação dos elementos da identidade visual da empresa para, assim, conseguir criar uma imagem de marca na mente dos consumidores.
O branding surge alinhado à definição do posicionamento, propósito e valores da marca. O objetivo é criar emoções e relações, que serão fundamentais para que o cliente escolha a sua marca no momento de decisão de compra do produto/serviço.
Todos os movimentos que uma marca faz, desde a criação de um logotipo, escolha da fonte, tom de voz, valores da empresa, entre outros, ajudam a construir a personalidade de uma marca na mente do consumidor, através de perceções e sensações. Estas práticas auxiliam também na criação de valor, assegurando o crescimento sustentável da empresa.
As expressões “marca” e “branding” têm significados diferentes, apesar de estarem interligadas. A marca, segundo Seth Godin, é “um conjunto de expectativas, memórias, histórias e relacionamentos”, ou seja, é um conjunto de imagens, sons ou palavras que geram um símbolo utilizado para identificar um produto/serviço no mercado. Já o branding relaciona-se com a vertente prática, ou seja, consiste na elaboração de um planeamento para colocar em prática estratégias que envolvem as ações de comunicação de uma empresa, levando a marca a ser reconhecida.
A importância do Branding
Como consequência da globalização, a competição aumentou e tornou-se fundamental que as marcas demonstrassem fatores diferenciais, assim como terem um propósito que vá além do posicionamento. Quando uma marca se consegue conectar verdadeiramente com o seu cliente através do seu propósito, a perceção do preço pode mudar junto do mesmo, estando este mais disposto a pagar um preço mais alto por um produto/serviço, uma vez que a marca possui um propósito com que ele se identifica, conseguindo ver um valor real na aquisição do produto/serviço.
Assim, ter uma marca com personalidade, bem como promover boas experiências aos consumidores é um bom caminho para que a sua marca se destaque das demais.
É importante ressaltar que uma marca forte não se constrói de um dia para o outro. É um processo a longo prazo que envolve a empresa como um todo. A estratégia acaba por envolver também a parte operacional das empresas, que com a valorização da marca as equipas sentem-se mais motivadas por trabalharem com uma marca valorizada e respeitada pelo público. Isto facilita a adesão das equipas aos valores organizacionais, e faz com que melhore a sua produtividade.
Além disto, o branding também pode beneficiar uma empresa nos seguintes aspetos:
- Maior confiança do público na marca, produtos/serviços e iniciativa;
- Estar presente na mente dos consumidores;
- Valorização da marca, aumentando a sua vantagem competitiva;
- Clientes fidelizados e divulgadores da marca.
A importância do branding está cada vez mais ligada à competitividade, sobrevivência, destaque e melhores resultados.